entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Copa exige novos ônibus nos aeroportos

Fabricantes desenvolvem veículos especiais para atender à grande demanda de passageiros nos terminais

30/06/2014 - MM Editorial / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A segunda semana de Copa do Mundo no Brasil foi marcada pelo alto movimento de passageiros nos 20 principais aeroportos do País. A estimativa inicial é que, desde o início do megaevento, 7,6 milhões de pessoas tenham passado pelos terminais – 3,89 milhões voaram somente entre os dias 19 e 26 de junho. E, para agilizar o transporte de passageiros dentro dos aeroportos, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) recebeu um reforço: ônibus especiais superarticulados e com piso baixo.

Um deles é o superarticulado Mercedes-Benz O 500 de piso baixo, que está sendo testado em operação real no Aeroporto Tom Jobim, no Galeão, Rio de Janeiro (RJ). “O ônibus tem capacidade para até 170 pessoas, podendo transportar, de uma única vez, quase todos os passageiros de um Boeing 737, uma das aeronaves mais utilizadas no Brasil”, afirma Curt Axthelm, gerente sênior de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. De acordo com a empresa, esse veículo, com 23 metros de comprimento, é o maior ônibus a operar em aeroportos do Brasil.

Com adesivo especial alusivo à bandeira do Brasil – reforçada pela frase “Faça sua estrela brilhar, Brasil” –, o superarticulado em demonstração no Galeão tem suspensão totalmente pneumática e ar-condicionado. Além disso, o quarto eixo direcional facilita as manobras. 

Piso baixo

A MAN Latin America também entregou à Infraero cinco unidades do modelo Volksbus 17.280 OT Low Entry (piso baixo). Equipados com transmissão automática, os veículos foram disponibilizados em caráter emergencial pela MAN e estão rodando nos aeroportos de Salvador (duas unidades), Fortaleza (uma unidade) e no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (duas unidades), onde transportam todos os dias milhares de passageiros entre as aeronaves e as áreas de embarque e desembarque das companhias aéreas.

O Volksbus 17.280 OT é equipado com o motor MAN D08 com 6,8 litros, seis cilindros e 280 cv de potência. Ideal para carrocerias de até 13,2 metros, o modelo é oferecido com entre eixo de 6.000 mm na versão urbana de piso normal e de 3.000 mm na versão de piso baixo (Low Entry). Conta com tecnologia de recirculação de gases de exaustão (EGR). Assim como no modelo quatro cilindros, conta com dois estágios de sobrealimentação (dois turbocompressores) e sistema de injeção Common Rail, que garantem excelente desempenho mesmo em baixas rotações. É oferecido também com transmissão automatizada na versão V-Tronic.

Os ônibus das seleções - para garantir o espetáculo aos milhares de fãs estrangeiros que vieram de 32 países, o transporte das seleções ficou a cargo de ônibus envelopados com frases de apoio escolhidas pelos próprios torcedores. "Cada seleção recebe um ônibus e mais alguns carros, entre eles um caminhão de carga. Todos os nossos árbitros e funcionários envolvidos no evento circularão nos carros da Hyundai-Kia. Fora os 32 ônibus que já foram disponibilizados, temos mais 24 veículos que ficam de sobreaviso nas cidades-sede", disse Jay Neuhaus, representante da Fifa que apresentou os ônibus à mídia. Os ônibus ostentam o logo da fabricante sul-coreana Hyundai, que não fabrica esse tipo de veículo comercial (alguns dos modelos utilizados possuem carrocerias Marcopolo).

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.