entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Como se planejar para comprar um carro novo

Existem diversas formas de guardar dinheiro para adquirir seu próximo veículo e nós trouxemos algumas delas

12/02/2023 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Não é novidade para ninguém que o mercado de carros 0 km e também o de usados deu uma disparada nos preços durante e após a pandemia. A crise econômica foi global e a falta de semicondutores afetou todas as montadoras e, consequentemente, o bolso do consumidor.

Mas nem por isso é preciso deixar aquele sonho do seu próximo carro para lá. iCarros traz na sequência diversas formas de você poupar dinheiro para em breve adquirir o seu novo possante.

13º salário

O 13º salário é aquela graninha muito bem-vinda do final de ano e que pode ser uma ótima maneira de dar entrada no seu novo veículo. Caso o consumidor tenha esse benefício, ele também pode aproveitar esse montante para quitar parcelas. Mas lembre-se, no início do ano seguinte novos boletos podem chegar, então é necessário usar o 13º com sabedoria e parcimônia, prevendo os gastos do futuro.

CDB

Nomeado de Certificado de Depósito Bancário, este é um título de renda fixa que pode ter emissão por um banco. A partir dele, você pode aplicar o dinheiro para a instituição financeira (como se fosse um empréstimo para o banco) e posteriormente você receberá o valor investido acrescido da rentabilidade prevista no CDB.

O banco oferece opções prefixadas, na qual sua rentabilidade é determinada por uma taxa de juros, ou pós-fixadas, na qual seu rendimento é vinculado a um indicador, como o CDI.

Financiamento

O financiamento de veículo é uma modalidade que você tem para adquirir o seu próximo veículo. Após definição de um valor de entrada, o restante do pagamento é feito em parcelas iguais.

Para fazer um financiamento pelo Itaú é bastante simples: o responsável pelo contrato precisar ter CNH, nota fiscal do veículo e dados da loja para casos de 0 km, ou documento do veículo e dados do vendedor caso seja um modelo usado. A aprovação do financiamento está sujeita à análise de crédito.

Pensando em um futuro mais sustentável, o Itaú fornece taxas especiais para o financiamento de veículos elétricos ou híbridos. Antes de fechar negócio, simule um financiamento aqui no iCarros e confira o valor das parcelas para sua melhor saúde financeira.

Consórcio

Muitas pessoas optam pelo consórcio por ser uma forma de juntar dinheiro para comprar um carro com parcelas mais baixas. Nele, você 1) pode pagar a carta até o final, receber o valor completo e comprar o carro ou 2) ser contemplado antes de terminar o pagamento, receber o valor completo e continuar pagando as parcelas até quitar.

O consórcio é uma boa opção para quem não tem um valor de entrada para comprar o veículo, tem tempo para ir pagando sem pressa e prefere a comodidade de ter parcelas baixas pra pagar. Simule aqui o seu Consórcio Inteligente icarros.

PLR

O Programa de Participação nos Lucros e Resultados é uma forma que algumas empresas utilizam para bonificar os funcionários que conseguirem trazer bons números para a estratégia das organizações. Como esta é uma remuneração do tipo variável e que muitas vezes não é esperada com antecedência, é possível aproveita-la para pagamento de um veículo.

Tesouro direto

É uma forma de investir em títulos públicos e uma opção para quem quer começar. No caso da Itaú Corretora, é uma opção interessante pois possui taxa zero de custódia, rentabilidade diária e facilidade para resgatar com a segurança de uma das maiores instituições financeiras do mundo.

De acordo com o economista Fabrizzio Pagnin, o CDB é uma das melhores opções pra quem está guardando dinheiro e pode esperar em média dois anos pra comprar um veículo.

”O CDB acaba sendo um pouco melhor porque o tesouro dinheiro é mais indicado para médio longo a longo prazo por conta do imposto de renda regressivo no tesouro. O CDB tem a liquidez D+1, tem um imposto que você paga mês a mês. A rentabilidade é boa, já é descontado no saldo da conta e mês a mês você pode ver o quanto de dinheiro a mais está caindo ali”, explica Fabrizzio.
“O ideal é se programar financeiramente para que as contas de início de ano não dependam do 13º salário ou PLR, mas sim que isso consiga entrar como um adicional na conta para compor a aquisição do veículo”, completa Fabrizzio.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.