entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

MAN aplica tecnologias a laser em desenvolvimento de produtos

Ganhos com a inovação diminuíram para 40 minutos processos que antes levavam 20 horas

24/07/2014 - MM Editorial / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

MAN aplica tecnologias a laser em desenvolvimento de produtos

A MAN Latin America investiu em tecnologias a laser para aprimorar o processo de fabricação de seus veículos. Com equipamentos de ponta para aumentar ainda mais a precisão e a velocidade na produção de peças, a fabricante agora aplica um escâner a laser que possibilita diversas aplicações, que vão desde a comparação com modelos digitais de peças à criação de modelos matemáticos.

Entre os principais ganhos da tecnologia estão velocidade, precisão e mobilidade, já que pode ser facilmente transportado. A avaliação da qualidade e conformidade de peças chega a ser até 20 vezes mais rápida em relação às tecnologias empregadas anteriormente.

A análise de um painel de instrumentos, por exemplo, que antes levava cerca de 20 horas para ser feita, agora pode ser concluída em apenas 40 minutos. E isso com uma precisão muito maior: a tecnologia utilizada antes gerava uma média de 500 pontos para a comparação com o modelo. O escâner cria uma nuvem com milhões de pontos. Seu funcionamento é bem simples de compreender. O equipamento lança um feixe de laser e uma câmera que vem acoplada faz a leitura dos pontos projetados na superfície. Em questão de segundos, essa imagem em 3D é transmitida para o computador.

Outra melhoria implantada na fabricação de peças protótipos está na aquisição de uma máquina de corte a laser. O corte de chapas, antes artesanal, teve um ganho de produtividade de 40% com essa novidade. A expertise da mão de obra pôde ser direcionada a atividades de maior complexidade e houve incremento da capacidade produtiva, sem gerar maior custo ou necessidade de ampliar a equipe.

Num mês com 22 dias úteis, isso corresponderia a nove dias liberados para a produção de mais peças. Responsável hoje por 98% das peças protótipos fabricadas, a máquina de cortes a laser é um equipamento que utiliza alta tecnologia e concentra muita energia em uma pequena área a ser cortada. Tem um feixe de laser que, durante sua aplicação em uma superfície metálica, proporciona cortes perfeitos. A nova máquina entrou em operação para acelerar os tempos de projetos e melhorar o processo com mais precisão, além de proporcionar maior segurança aos operadores.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.