entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Foton lança caminhão de 10 toneladas

Veículo pode receber terceiro eixo e ter um aumento de capacidade de carga total para até 13 toneladas

11/09/2014 - MM Editorial / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Foton Caminhões lançou no mercado brasileiro o novo Foton 10-16 DT, veículo do segmento de leves na versão de 10 toneladas, com capacidade para receber terceiro eixo e se transformar em um caminhão de 13 toneladas. Possui entre-eixos de 3,36 m, 3,80 m e 4,50 m. Com a medida de entre-eixos de 3,36 m, o veículo atende a aplicação VUC (Veículo Urbano de Carga) exigida na cidade de São Paulo e demais grandes metrópoles do Brasil para acessar zonas de restrições de circulação de veículos de carga.

Desenvolvido em conjunto pelas equipes de engenharia do Brasil e da China para a criação de um caminhão especialmente destinado ao mercado brasileiro, a Foton Caminhões investiu mais de R$ 2 milhões em esforços de engenharia e homologação do produto. O novo caminhão foi desenvolvido para ser um legítimo 10 toneladas e já está disponível na rede de concessionárias da marca em todo o Brasil. 

A previsão de vendas do novo modelo é de 300 unidades até o final deste ano, 800 em 2015 e cerca de 1.500 unidades em 2016, ano em que será iniciada a fabricação nacional, em Guaíba (RS). Para o seu lançamento, foram feitos estudos comparativos de marketing de produto e de mercado em relação a seus principais concorrentes, que destacaram seu conteúdo e valorizaram seus diferenciais. 

“O novo modelo será o primeiro a ser produzido na fábrica da Foton no Sul, pois já temos praticamente definidos e negociados os fornecedores locais que nos farão alcançar já no primeiro veículo produzido um índice de nacionalização superior a 65%”, afirma Bernardo Hamacek, CEO da fabricante. "Já iniciamos a comercialização desses veículos em nossas concessionárias no Brasil e, considerando a aceitação inicial do produto, acreditamos que atingiremos expressivos volumes de vendas até o início da produção deste modelo no Brasil. Além do preço competitivo e vários itens de série, o veículo vem com dois anos de garantia. É algo que reforça a confiabilidade do nosso produto”, diz Hamacek. A garantia é sem limite de quilometragem e contempla todo o veículo.

Diferenciais técnicos

Ciente das necessidades dos clientes e das características do segmento de leves, a Foton concebeu um caminhão ideal para aplicações em grandes centros urbanos, pois alia agilidade no trânsito com a alta capacidade de carga, perfeito para entregas urbanas e intermunicipais. Normalmente, esses caminhões são implementados com baús ou carrocerias de carga seca (abertas), mas também podem receber outros implementos como tanques de água, coletor de resíduos, bebidas, gás, entre outros. 

A força do Foton 10-16 DT vem do motor Cummins de 3.8 I, com 160 cv, torque de 61,1 kgfm e elevada capacidade de carga com PBT de 9.500 kg, podendo ser trucado, o que eleva sua capacidade para 13.000 kg de PBT. Outro diferencial do modelo é sua conceituada transmissão ZF 6 S 500 de seis marchas com overdrive, que faz com que o motor trabalhe em menor rotação, aumentando sua vida útil, oferecendo inclusive entrada para tomada de força.

“Nossos concorrentes utilizam câmbios de cinco marchas e, quando oferecem o de seis marchas, só o trazem como opcional e consequentemente com maior preço. Com o excelente balanceamento do trem de força e considerando um uso adequado pelo condutor, o baixo consumo de combustível será um diferencial a ser observado no Foton 10-16 DT, já que com câmbio de seis marchas e overdrive de série, o cliente recebe um benefício de elevado valor agregado na sua planilha de custo operacional”, diz Eustaquio Sirolli, gerente de desenvolvimento de produto da Foton Caminhões. 

O Foton 10-16DT é um veículo concebido para oferecer o máximo conforto aos seus ocupantes. Possui uma excelente harmonização no conteúdo da cabine e facilidade de basculamento, que ocorre por meio de alavancas de alta resistência, leves no seu acionamento, sendo este outro destaque na ergonomia do produto. Apresenta tanque de combustível com capacidade para 120 litros, suspensão reforçada e quadro do chassi diferenciado. “É um caminhão concebido rigorosamente para atender aos clientes que atuam neste segmento de leves, ou seja, que exigem alto desempenho, versatilidade de aplicação, confiabilidade mecânica e baixo consumo de combustível", afirma Sirolli.

Além de todos os componentes mecânicos e demais diferenciais estruturais, o Foton 10-16 DT conta com um grande número de itens de série, que ressaltam ainda mais a excelente relação custo-benefício do novo caminhão da marca. A lista inclui como itens de série: defletor aerodinâmico no teto (que contribui para redução de consumo nos veículos equipados com baú), ar condicionado, vidros com acionamento elétrico e rádio com saída auxiliar - itens inexistentes ou opcionais nos produtos da concorrência. Além disso, traz cobertura do degrau de acesso à cabine também de série, o que evita abordagens externas indesejáveis e garante maior segurança. Há ainda um generoso ambiente interno com diversos nichos para acomodar documentos, notas fiscais e objetos pessoais dos ocupantes e coluna de direção ajustável em inclinação e altura.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.