entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

F-Truck: Etapa na Argentina marca desafio inédito para quatro pilotos

Marcello Cesquim, Jaidson Zini, Fabiano Brito e Michelle de Jesus têm primeira experiência com caminhões fora do Brasil

11/09/2014 - MM Editorial / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A temporada de 2014 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck terá neste domingo (14) a sétima de suas dez etapas. A corrida vai confrontar os 26 pilotos da categoria no Autódromo Oscar Cabalén, em Alta Gracia, localizada na província de Córdoba, e representará a sexta apresentação dos caminhões mais rápidos do mundo na Argentina – o país integra o calendário da categoria ininterruptamente desde a temporada de 2009.

A atuação na Argentina é inédita para três dos pilotos que disputam o campeonato deste ano. Os paranaenses Jaidson Zini, da equipe Dakarmotors, Marcello Cesquim, da ABF Racing Team, e Fabiano Brito, da Falsi & Falsi, além da paulista Michelle de Jesus, da ABF Motorsport, ainda não pilotaram no traçado argentino de 3.691 metros, composto por oito curvas, onde a F-Truck já superou a casa dos 145 km/h de média horária.

Zini, piloto de um caminhão Iveco, pesquisou informações sobre a pista analisando videotapes das etapas anteriores realizadas em Córdoba e também no simulador da Fórmula Truck. “É uma pista de alta, pistas de alta sempre são sempre as minhas preferidas”, comentou. “Estou bem confiante para a corrida de domingo. O trabalho para evitar quebras está feito, e quanto a evitar batidas, o caminho é tentar largar um pouco mais à frente”.

Michelle de Jesus também fez treinos no simulador da Fórmula Truck para se familiarizar à pista. “O jogo é bem diferente do caminhão de verdade, mas pelo menos já sei para que lado tenho de virar”, brinca a titular do Volvo número 33. Competir fora do Brasil não é algo inédito na carreira da piloto de Jundiaí, que no ano passado fez uma participação em uma das etapas da Nascar Euroseries no circuito de Dijon-Prenois, na França.

Brito já esteve até no pódio na etapa argentina da Fórmula Truck, com o quinto lugar em Buenos Aires em 2009. Essa será sua primeira participação em Córdoba, que integra o campeonato desde 2012. “Nunca andei em Córdoba e quero terminar a corrida, marcar ponto. Estamos tentando desenvolver o caminhão sem ter um orçamento bom, então o processo é um pouco difícil”, ponderou o piloto, que desde a etapa de Cascavel compete com um Scania.

Nono na classificação do campeonato, Cesquim é o melhor colocado entre os três pilotos que atuam na Fórmula Truck como estreantes. “Pelo que vi a pista tem características similares a circuitos onde eu gosto de pilotar. Por ser uma novidade, terminar na zona de pontos já será uma vitória”, diz o piloto do Mercedes-Benz número 90, que marcou pontos em todas as etapas já disputadas – seu melhor resultado foi o sexto lugar em Brasília (DF).

No próximo sábado (13) serão realizadas duas sessões de treinos livres, com duração de 45 minutos cada, a partir das 8h30 e das 10h15. As tomadas de tempo classificatórias para definição das posições de largadas terão início às 13h e serão transmitidas ao vivo pelo site (aqui). A corrida de domingo será transmitida para todo o Brasil pela Rede Bandeirantes em HD, a partir das 13h – a largada para 60 minutos de prova será dada às 13h15.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.