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Entre-eixos mais curto amplia a capacidade do Axor

Aumento na extensão do chassi do Mercedes-Benz Axor amplia operações com baú carga seca e cegonheiro

26/08/2014 - MM Editorial / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Entre as novidades introduzidas no mercado pelo conceito Econfort da Mercedes-Benz, destaca-se o entre-eixos mais curto, de 3,10 m, para os cavalos-mecânicos Axor 2536, 2541 e 2544, todos na versão rodoviária 6x2. Essa solução, que já está disponível na rede de concessionários da marca, amplia a capacidade de transporte em operações com semirreboques longos, como baú carga seca, baú frigorífico, sider e cegonheiro.

“A opção de entre-eixos mais curto para os caminhões Axor rodoviários 6x2 está alinhada ao nosso objetivo de oferecer um portfólio de produtos cada vez mais completo para atender as mais variadas aplicações do mercado”, afirma Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Ampliamos assim as possibilidades para que os clientes escolham a solução adequada para cada uma de suas demandas”.

De acordo com o executivo, o entre-eixos de 3,10 m permitirá o uso de semirreboques mais longos, propiciando uma maior produtividade no transporte de cargas. “Além disso, as mais de 30 inovações aplicadas na linha Axor, fruto do conceito Econfort, aumentam a rentabilidade para o cliente”, destaca Gilson Mansur.

A nova distância entre-eixos de 3,10 m atende uma série de aplicações que demandam a utilização de semirreboques mais longos, como baú carga seca, baú frigorífico e sider. Essa versão oferece, por exemplo, uma capacidade para até 30 pallets (exceto baú frigorífico).

Com a 5ª roda na posição original (35 cm recuada em relação ao eixo de tração na cabina leito), o comprimento máximo do semirreboque é de 15,35 m. Comprimentos maiores podem ser alcançados com o reposicionamento da 5ª roda para uma posição mais avançada. Para isso, furações adicionais já estão disponíveis no veículo.

Qualquer reposicionamento da 5ª roda deve ser precedido de um criterioso estudo dimensional e físico, a fim de não gerar interferências físicas entre o semirreboque e o caminhão, bem como evitar distribuição inadequada de carga nos eixos.

Outro segmento que se beneficia da nova distância entre-eixos do Axor 6x2 rodoviário são os transportadores de veículos, os cegonheiros. Neste caso, o semirreboque longo possibilita o transporte de veículos de dimensões maiores, como picapes, SUVs e outros, sem a necessidade de aumentar o comprimento total da combinação (cavalo-mecânico + semirreboque), que, neste caso, não pode ultrapassar os 22,4 metros.

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