entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Daimler apresenta Fuso Híbrido

A propulsão híbrida economiza até 23% de combustível em serviços de distribuição de curtas distâncias

11/09/2012 - Mauro Cassane/MM Editorial / Fonte: iCarros

Com previsão de lançamento no mercado europeu para o terceiro trimestre deste ano, o Fuso Canter Eco Híbrido, da Daimler, já está à venda no Japão, e é o primeiro caminhão de sua categoria produzido em série na Europa. Diversos aprimoramentos realizados no sistema de propulsão elétrica e na transmissão de duas embreagens Duonic - que é única nessa categoria - resultaram em um veículo ainda mais econômico e ambientalmente amigável.

Com a produção de até 300 unidades por ano, a primeira geração do Canter Eco Híbrido já era um modelo de produção em série. Agora a Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) elevou ainda mais suas expectativas para o novo modelo com o início de produção na Europa. 

O novo Canter Eco Híbrido proporciona até 23% menos consumo de combustível do que um Canter convencional. Além do benefício econômico, a tecnologia de propulsão híbrida reduz a emissão de poluentes e garante menores níveis de ruído. 

A economia do modelo está baseada em sua tecnologia de alta eficiência de propulsão híbrida. O veículo conta com um motor elétrico adicional entre a embreagem e a caixa de câmbio. O motor elétrico do novo Canter Eco Híbrido conta com potência de 40 kW e torque máximo de cerca de 200 Nm. Como é comum com os motores elétricos, ele já está pronto a produzir força máxima desde a partida. 

O motor recebeu baterias de lítio-íon, que estão em nove módulos. Elas são refrigeradas a ar e são acomodadas em um compartimento resistente localizado do lado esquerdo, entre os eixos. As baterias têm uma capacidade de 7,5 ampéres e pesam 63,5 kg. 

Além de serem leves e potentes, as baterias de lítio-íon também são duráveis. A Fuso oferece uma garantia de cinco anos a todos os principais componentes das baterias e ela pode, opcionalmente, também ser prolongada para até 10 anos. Cada vez que o veículo freia, as baterias são carregadas por meio de recuperação, processo que converte a energia de frenagem em corrente elétrica. 

Na Europa, o Canter Eco Híbrido será fornecido com um peso bruto de 7,5 toneladas e uma carga útil de até 4.845 kg, característica única da categoria. 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.