entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Coca-Cola testa semipesado Iveco movido a GNV

Caminhão tem sistema de armazenamento com 6 cilindros de alta pressão, que permite uma autonomia de até 300 quilômetros

20/08/2014 - MM Editorial / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Iveco e a Coca-Cola FEMSA Brasil deram um importante passo para o desenvolvimento e implantação de veículos de transporte movidos a GNV, ao testarem um Iveco Tector 170E20 GNV para a entrega de produtos da multinacional de bebidas. A tecnologia do motor desenvolvido pela FPT Industrial permite redução de emissões de poluentes, principalmente NOx, partículas e CO2, além de proporcionar economia no custo operacional, já que o caminhão possui autonomia de até 300 quilômetros.

Os testes fazem parte de um projeto da Iveco realizado desde 2011 com diferentes empresas, contando com dois veículos leves GNV da família Daily, dois Tector 17 toneladas, preparados para coleta de lixo, um ônibus GNV e um Tector GNV alimentado com Biometano.

Fábio Nicora, engenheiro sênior de produto, responsável pela area de Inovação da Iveco, destaca que, quando comparado com o mesmo veículo a diesel, o modelo movido a GNV gera uma redução de 86% de NOx, 77% de partículas e 25% de CO2. "Essa tecnologia é popular na Europa na coleta de lixo e no transporte feito por ônibus urbanos. A tendência é de que o Brasil siga esse caminho nos próximos anos, com o aumento da frota de caminhões e ônibus GNV. A Iveco investe no que acreditamos ser um movimento cada vez mais necessário, menos poluente e com mais economia operacional", complementa o engenheiro.

O Tector da Coca-Cola FEMSA Brasil começou a rodar durante a Copa das Confederações 2013, na entrega de bebidas no Mineirão, em Belo Horizonte. Depois da competição, o veículo foi utilizado em outras regiões da cidade, e voltou a abastecer o estádio no período da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Um dos benefícios adicionais do GNV aplicado ao transporte é que o motor tem emissões sonoras menores, seis decibéis a menos quando comparado com o motor diesel. Todos os testes contaram com o suporte da FPT Industrial.
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.